domingo, 19 de agosto de 2012

Repensando a Pesquisa Científica


Os alunos do 9º ano C do período vespertino da E.M.Enfermeira Hilda Anna Krisch fizeram uma expressão de espanto ao receberem a notícia de que o professor Marco Aurélio, de Língua Portuguesa, ensinaria como proceder para realizar uma pesquisa científica. Na imaginação dos alunos pesquisa científica era algo muito distante, para laboratórios de faculdade, para universitários. Mas durante as aulas, o professor mostrou que a pesquisa científica pode ser desenvolvida aguçando o senso crítico sobre a realidade que está ao redor do sujeito, questionando e polemizando os mais variados temas, buscando a solução através de coleta de depoimentos, comparações, relações de causa e efeito, transformando o objeto de estudo em estatística. A parte da estatística ficou por conta do professor de matemática, Ronaldo, que colaborou revisando o conteúdo. Os alunos estavam saturados de produção textual, por isso foram organizadas equipes de investigação sobre variados temas como: A alimentação dos alunos na escola, atividades favoritas dos adolescentes, elementos que tornam um sujeito interessante aos olhos da sociedade, os livros mais lidos na escola, o comportamento dos adolescentes no recreio e o perfil do estudante da Escola Hilda Anna Krisch. Para a avaliação do processo de ensino as equipes tiveram que apresentar os resultados da pesquisa.
Veja algumas imagens dos alunos com cartazes revelando as estatísticas das pesquisas científicas:











Um comentário:

ADRIANA F.C disse...

uma bela iniciativa do professor, é isso que vai fazer a diferença no futuro desses alunos.
Parabéns!